Ibope de baixaria na TV desaba em 10 anos

Sinal provável que o telespectador é muito mais inteligente do que boa parte dos críticos pensa, o ibope de programas apelativos desabou nos últimos dez anos, na TV aberta. A queda é estimada entre 30% e 50%, dependendo do programa. Na década passada, programas popularescos como o de "Ratinho", "Cidade Alerta" ou "Márcia" davam de 8 a 15 pontos de média. Hoje, suas produções soltam rojões quando passam de cinco.

Nas últimas semanas tem ocorrido briga feroz entre SBT e Record por esses telespectadores ávidos por sensacionalismo, "causos" e gritaria no estúdio.

Ratinho no SBT, e Geraldo na Record, digladiam e cada um usa uma pantomima.

Julho chega ao final com vitória ligeira sobre o rival Ratinho. Sua média de ibope, porém, segue instável, e na faixa dos seis ou sete pontos (a menor foi 4 pontos, dia 16, e a maior foi 12 pontos, dia 22).

Já Ratinho mal ultrapassa os cinco pontos. Um terço do que conseguia 10 anos atrás na Record e, logo depois, no SBT.

Já "Márcia", na Band, mal passa dos 2 pontos, sendo que na década passada chegava a marcar 13 pontos.

Em parte, talvez, isso seja resultado da sociedade que se mobilizou contra esse tipo de atração, que nada traz de contribuição à cultura, e nem sequer ao divertimento. Muitos patrocinadores também decidiram parar de gastar nos intervalos desse tipo de programa.

E na sua opinião, internautas queridos, o que é baixaria na TV? Só programas policialescos ou tem mais coisa?

Informação de Ricardo Feltrin.

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