"DOA A QUEM DOER" ESPECIAL E EXCLUSIVO


Q (de Qualidade) x Record (Recópia) x SBT?


Esclarecimentos à leigos e "comentadores profissionais de blogs"


É muito engraçada a opinião dos leigos quando o assunto é TV. Mais engraçada ainda são as manifestações em defesa ou ataque à esta ou aquela emissora.
Todo mundo se acha dono de razões ou então acha que domina conceitos
técnicos de TV, simplesmente por ler uma materiazinha aqui ou um
colunistinha ali. Daí, quando vem algum comentário sobre TV, chovem opiniões
ácidas sobre as emissoras de TV, seus profissionais, seus donos e o melhor,
surgem as sugestões sobre o que deve ser feito em sua programação para a
melhorar. É fácil de se entender que o assunto gere tamanha manifestação e
mobilização nas pessoas, afinal, um país onde se tem mais TVs do que
geladeiras, um país em que a educação provém da TV, não se podia esperar
outra coisa. No entanto, acredito que antes de sair "metendo o dedo no
teclado" deve haver o mínimo de reflexão por parte dos blogueiros e
"comentadores" profissionais de blogs.


Sou um profissional de TV, mas não acredito que seja necessário ser um
técnico no assunto para se ter opiniões mais coerentes do que 99% das que
vejo em blogs, colunas etc.


O CASO SBT- A perda do segundo lugar de audiência e a briga com a RECORD


Em primeiro lugar, cabe esclarecer ou relembrar que o SBT é apenas UMA
empresa do grupo Silvio Santos, talvez seja a menor delas. O SS já disse
diversas vezes: TV é meu hobby - "se eu perder dinheiro nessa brincadeira,
eu não ligo". A partir dessas constatações não é difícil perceber que o
segundo lugar histórico do SBT foi conquistado sem muito esforço e se deve
muito mais pela fraqueza das outras emissoras do que pelos próprios méritos
do SBT. Cabe aqui ressaltar que a figura do comunicador Silvio Santos sempre
foi um grande alicerce de audiência no SBT, mas ele isoladamente não
garantiria a vice-liderança consolidada à emissora.


O SS não está lá muito preocupado com a colocação em audiência no SBT. A
maior preocupação dele é ter um lugar barato (no caso, gratuito) para
anunciar seus outros produtos/empresas: Tele Sena, Bau da Felicidade etc e
gastar pouco para manter isso, ou seja: ele também não quer levar muito
prejuízo. Resumindo: investindo pouquíssimo, o SBT conseguiu o que
conseguiu. Quando o canal decidiu investir mais pesado, na maioria das vezes
não teve ou o retorno comercial ou em audiência que desejava, logo, os
projetos saiam do ar em poucas semanas ou meses.


A emissora nunca almejou passar a Globo. Os poucos momentos em que a
incomodou, podem ser considerados golpes de sorte.
GLOBO: uma trajetória de liderança, qualidade e queda de audiência


GLOBO: liderança, qualidade e queda na audiência


Com relação à Globo, nota-se uma empresa que dispontou em tempos em que não
havia concorrência e só teve o trabalho de se consolidar como uma empresa
competente - e pelo o que leio em blogs, angariou muitos fãs. Usando de
recursos também vultuosos, assim como sua concorrente Record (Assistam
"Muito Alem do Cidadao Kane" http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038 para ter uma
ideia), a emissora foi e relativamente é our concours durante os anos 60 à 2000. Vale ressaltar
o indiscutível alinhamento político com os líderes da ditadura e grandes
coronéis de grotões oligárquicos, o que facilitou, e muito, sua expansão em
rede e, também que, com certeza, facilitou muitos recursos financeiros para
o crescimento e expansão da empresa. Outro detalhe, foram as nebulosas e
ilegais associações com grupos estrangeiros (leia-se Time Warner).


Voltando ao aspecto prático das coisas: será que a Globo é tão criativa e
inovadora como seus defensores a pregam? Bom, muitos dizem que a Record é a
Recopia (para estees é bom, antes, pelo menos saber o que é benchmark
lendo isto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Benchmarking), mas estes não tem o mínimo de informação para saber que: os
programas/formatos mais novos e "geniais" da Globo são apenas produções adaptadas e que foram
produzidas anteriormente na TV estrangeira: o caso do momento é o BBB: o
programa, sucesso indiscutivel, é de propriedade da produtora holandesa ENDEMOL (e foi veiculado
anteriormente em países da Europa); outros formatos que podemos citar são o
Se vira Nos 30, Lata Velha, Circo do Faustão, Lar Doce Lar, Dança dos
Famosos e que também são da ENDEMOL. "De cara no Muro"é de propriedade da
FREMANTLE, esta dona de formatos como Ídolos e O Aprendiz - ambos com
versões anteriores em outros países e agora sob domínio da RECORD..


Tá, mas aí vocês vão falar: - e o resto da grade? Bom, o restante da grade da
emissora vem de uma estratégia consagrada na TV brasileira que nao é
invenção e muito menos propriedade da Globo. A sequência quase que trivial
de: Jornalismo Local--> Novela--> Jornalismo Nacional --> Novela já era
sucesso consolidado na extinta TV Tupi - que era lider em sua época e que
deixou como herança muitos profissionais que hoje vestem a camisa da
Globo. A qualidade e o formato dramaturgia vem muito da Excelsior e de
escritores que trabahavam em outras TVs (como a própria Tupi e a Manchete). Destacam-se Manoel Carlos e Dias Gomes.
Aqui cabe uma informação relevante para aqueles que acham a Globo/Brasil são
imabatíveis na dramaturgia: as novelas mexicanas (vide Televisa- ex-parceira
SBT, atual parceira Record) estão muito acima em termos de sucesso/audiência
e comercialização de direitos do que a Globo em todo o mundo. Voltando à
questão central que é a Globo, podemos a resumir como uma empresa que fez o
básico, o ideal para uma empresa competente deveria fazer, e é o que é hoje.


A rspeito dos tão venerados profissionais, eu tenho uma opinião: passaram
profissionais brilhantes por lá? Sim, mas foram poucos, dentre eles o Boni e
o Walter Clark. Na minha opinião, os atuais Carlos Schoereder (dir. de
Jornalismo), Ali Kamel (Dir Exec. Jornlismo), Octavio Florisbal (presidente),
Boninho (dir. de núcleo), Manoel Martis (direção de entretenimento) e J.
Emanuel Carneiro (autor de A Favorita) não passam de profissionais técnicos,
talentosos e competentes, mas param por aí. Uma referência básica, seria
como comparar Romário, que foi um craque, com o Pelé, que foi um Gênio; comparar
Schumacher foi heptacampeão, com o Sena, que era O PILOTO e assim por diante.


O que não se pode negar é que houve esforço contínuo e competência em busca
de qualidade e também visão estratégica para copiar e se apropriar das
coisas boas do exterior (ou vcs acham que aquela telinha touch screen do
Fantástico tambem foi inventada pela Globo?).?


RECORD- a emissora do Bispo ou "A Caminho da Liderança"?




Em primeiro lugar deve se entender a obsessão de Edir Macedo em atingir a
liderança. O maior objetivo do líder religioso é fazer frente à REDE GLOBO e
se possível engoli-la. O bispo foi muito humilhado e combatido pelos Marinho
e tem o cicatrizes abertas ainda desse tempo. Em poucas palavras: a briga é
pessoal. Nesse caso eu tenho um próprio slogan: "a sede de vingança é o que
move o caminho da liderança". Queiram vocês, leitores, ou não, a capacidade
de Edir Macedo como líder religioso é impressionante. Ele é
indiscutivelmente inteleginte e sabe mobilizar MUITAS pessoas. Aliás,
mobilizar pessoas e movimentar o dinheiro delas é uma de suas "maiores"
"qualidades". Se isso é certo ou não, não é este o assunto aqui.


Com relação às questões práticas, a Record faz um trabalho competente,
apesar de verbas "questionáveis" da Universal. Os profissionais que la atuam
tem gabarito e fazem uma grade, minimamente coerente (nao digo que boa, pois
tem absurdos como Balanço Geraldo, Mutantes e Jornalismo baseado em
sensaciolismo barato- além do Programa da Tarde que é uma coisa que não
existe: trata-se apenas de um Vídeo Show muito piorado que tem em seu
conteúdo apenas reprises). Mas, no geral, sua estratégia de investir em
novelas/jornalismo/horário nobre está no caminho certo .


Voltando as questões práticas, as novelas do canal 7 vem crescendo em
audiência e faturamento e suas novelas já sao uma realidade para o público das classes C,
D e E e tambÉm para os anunciantes que não tem cacife pra anunciar na Globo,
ou então que são rejeitados pela mesma.


É impressionante que pessoas de mais de 30 anos nao saibam ou não lembrem,
mas a Record já foi lider! Era imbativel em sua programação e sesu
festivais, mas tudo isso ruiu. Portanto, não se espantem em ouvir que a
RECORD pode sim ultrapassar a Globo. Não é fácil, mas existe um projeto e
dinheiro para isso. E o passado mostra que tudo pode mudar!
Na minha opinião isso não será nos próximos 5 anos, mas
é uma situação possível SIM. Com a perda de audiência para as outras mídias
(as classes ABC migrando para internet e TV paga; a Record vai crescendo
nas classes CDE, podendo sim virar o jogo em um eventual "nivelamento por
baixo". Alguns podem alertar que o perfil popular da emissora afastará
anunciantes (falam muito isso quando se referem ao SBT), mas a classe C é um
púbico INDISPENSÁVEL para o anunciante hohe em dia. Além de ser a maior fatia na
população brasileira, o crédito lhe permite consumir como classe B e em
alguns casos até como classe A.


Outro detalhe de cenário, é que no Brasil (especificamente na Internet)
existe muito "baba-ovo" da Globo. Estes, muitas vezes não tem ideia de que a
midia no exterior é muito mais equilibrada em sua audiência. Em geral, 3 ou
4 emissoras tem audiências em patamar de 15 pontos e disputam
igualitariamente entre si a liderança. Como eu disse, a Globo liderou sem
concorrentes (uma referência de fácil recordação é a do Schumacher na F1,
especificamente no final de sua carreira. Não tinha um desgraçado que
fizesse frente a ele. Ele era bom piloto? Sem dúvidas, mas o restante era
tão ruim que o cara, sem dar o melhor de si, ganhava todas as corridas,
campeonatos, além de quebrar todos os recordes) A Globo é exatamente igual ao Schumi.
A perunta básica é: durante as últimas décadas foi a única quem se esforçou efetivamente
para fazer frente à eles?


Espero poder discutir minhas humildes opiniões e espero que esse conteúdo
seja útil para alguém.


Talvez um editor possa organizar de melhor forma minhas opiniões, mas acredito que está tudo aí!


E você, leitor, o que achou de tudo isso?

por :: Um profissional de Tv

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