Alunos do Programa de Direitos Humanos recebem certificado


“Por meio deste projeto, conseguimos obter conhecimentos para andarmos de cabeça erguida, ajudando outros colegas e amigos a refletirem sobre direitos humanos. Esperamos que este trabalho continue para que outros jovens tenham a mesma oportunidade que nós tivemos”. Estas foram palavras de Mariluce Batista Santos, que falou em nome de 215 alunos, durante a solenidade de encerramento das atividades do Programa de Educação em Direitos Humanos (Progredh), ocorrida na tarde de hoje, dia 9, no auditório do Ministério Público estadual. Demonstrando sua satisfação pelos resultados obtidos, a coordenadora do Núcleo de Proteção dos Direitos Humanos e Articulação com os Movimentos Sociais do MP (Nudh), promotora de Justiça Márcia Virgens, assegurou a continuidade do Progredh em 2009, ressaltando a necessidade de as entidades parceiras do projeto se irmanarem mais “para esta chama continuar acesa e este trabalho crescer possibilitando a inclusão de mais alunos”.A coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidadania (Caoci), procuradora de Justiça Regina Helena Reis, parabenizou os alunos por terem participado do projeto, destacando que, com os conhecimentos adquiridos, agora eles “são jovens responsáveis pelo respeito aos direitos humanos”. O diretor da Fundação Escola Superior do Ministério Público (Fesmip), Nivaldo Aquino, frisou a importância da conjugação de esforços, tal como ocorre com um time de futebol, para se chegar a um resultado proveitoso, tal como tem ocorrido com o Progredh. Ele desejou que “os jovens sejam felizes na vida pessoal e na vida profissional que vão abraçar”.
O coordenador de Ensino e Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Manoel Vicente Calazans, destacou a importância do projeto, “que faz nossos jovens pensarem sobre direitos humanos e refletirem sobre a relação com os outros”. Ele salientou ainda que os alunos do Progredh são agentes de transformação social, “representam muito bem a rede pública municipal de ensino e o nosso desejo de construirmos uma cidade melhor”. O diretor do Instituto Cultural Steve Biko, Carlos Gusmão, registrou a alegria da entidade participar da formação dos alunos em promotores dos direitos humanos. “A participação, o interesse e a determinação de vocês vão ajudar a mudar a face da nossa cidade”, disse ele.
O Progredh é uma iniciativa do MP, em parceria com a Fesmip e a SMEC e o apoio do Instituto Steve Biko. O programa foi lançado em 2005, objetivando capacitar estudantes da 5ª a 8ª séries do ensino público municipal, estimulando a redução da violência e da evasão escolar, fomentando uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos. Este ano, os 215 alunos de 25 escolas municipais freqüentaram as aulas do Progredh no Mosteiro de São Bento, no turno oposto ao da escola formal, participandode aulas e seminários que enfocaram eixos temáticos como combate ao racismo e à discriminação e a proteção aos direitos humanos.

0 comentários: